04 fevereiro 2013

A QUEDA DO IMPÉRIO :

Folha de São Paulo - 04 Jan 2013 - clique aqui.
"No pós-crise, nada se corrigiu, mesmas regras. E os crimes dos bancos aumentam". Rubens Ricúpero.
Diretor Faculdade Economia - Faap; Secretário-geral - Unctad; Ministro Meio Ambiente, Ministro Fazenda; Embaixador em Genebra, Washington, Roma.
Enterram os escandalos sem julgamento qualquer.
Os governos dos EUA e da Europa pouco ou nada aprenderam com a crise financeira. De lá para cá, governo deixou que mega-bancos aumentassem sua fatia no mercado, aumentando ainda mais o risco sistêmico! Há ausência quase total de mudanças significativas, nada se fez para eliminar os incentivos aos bancos para assumirem riscos excessivos. 
Agora, as estafas nascidas da inesgotável criatividade criminosa dos bancos pertencem todas ao período pós-crise. Uma das últimas, inimaginável até sua recente exposição, consistiu na conspiração de alguns dos maiores bancos mundiais para manipular a taxa Libor em escala planetária! Nenhum dos celerados foi julgado e enviado à prisão; nenhum dos bancos admitiu culpa. Todos se safaram pagando multas bilionárias que não será difícil recuperar. Os governos de Washington e Londres, palmatórias do mundo em matéria de hipócrita condenação seletiva de delitos alheios, rivalizam no zelo suspeito de enterrar os escândalos sem julgamento público!