27 agosto 2010

A REAÇÃO DOS POVOS :

Resistir.Info - por James Petras, Sociólogo - 27 Agosto, 2010.
EUA: Aumento da Barbárie, e a resposta das Massas Humanas. 
clique aqui .  A barbárie contemporânea do Estado Imperial e da Economia Financeirizada. Estas incluem:
1. Ascensão de elite financeira e especulativa, saqueando trilhões dos poupadores, investidores, uma camada parasitária aninhada no Estado e mercados financeiros.
2. A elite política militarista, um estado de guerra permanente há décadas. Terror de Estado, guerras intermináveis, prisões arbitrárias, torturas e à negação do habeas corpus
3. Altos gastos do Estado, a construir um império econômico e militar, às expensas da economia nacional, refletem a subordinação da economia local ao Estado imperial.
4. A corrupção, visível em todos os aspectos do Estado, incentiva o crescimento do crime internacional de cima para baixo, onde a lei e a ordem se encontram em descrédito.
5. Encargos sócio-econômicos recaem diretamente sobre os ombros dos trabalhadores assalariados, aposentados e trabalhadores por conta própria.
6. Guerras imperiais se espalham pelo mundo, direcionadas a populações inteiras, que sofrem com  bombardeios e operações de terror; geram, em oposição, redes terroristas.
7. Cresce o extremismo etno-religioso militarista entre cristãos, judeus, muçulmanos e hindus, substitui a solidariedade internacional por doutrinas de supremacia racial .

A ascensão da barbárie tem provocado revolta pública contra seus executores. As pesquisas de opinião têm encontrado:
(1) Profunda aversão e revolta contra todos os partidos políticos.
(2) Grande desconfiança, na maioria da população, contra a elite empresarial e política.
(3) Rejeição da concentração de poder corporativo parte com banqueiros e financistas.
(4) Questionamento das credenciais democráticas dos líderes políticos : agem a mando da elite empresarial, promovem políticas repressivas do Estado de segurança.
(5) Rejeição da pilhagem do Tesouro Nacional para salvação dos bancos e elite financeira, a imposição de programas de austeridade sobre a classe trabalhadora.