07 abril 2010

A REAÇÃO DOS POVOS :

Global Research, June 13, 2009 - por Michael Hudson
Desdolarização: EurÁsia 
desmantelará o império financeiro-militar da América .
O ponto de viragem : Yekaterinburg, 15 junho, 2009.
clique aqui .
A cidade de Yekaterinburg, na Rússia, pode tornar-se conhecida como o local da morte da hegemonia americana, nas extensas reuniões nos dia 15 e 16 de Junho. Os participantes simplesmente querem discutir um modo em que não haja papel para os Estados Unidos, a OTAN ou o dólar americano como veículo de comércio. Isto realmente significa, um movimento para tornar a hegemonia dos EUA obsoleta.
Os Estados Unidos já não viverão mais das poupanças dos outros, nem terão o dinheiro para as suas despesas e aventuras militares ilimitadas.

Organização de Cooperação de Shangai (SCO). A aliança é formada pela Rússia, China, Cazaquistão, Tajiquistão, Quirguistão e Uzbequistão, com estatutos de observadores para o Irã, Índia, Paquistão e Mongólia. A ela somar-se-á na terça-feira o Brasil, para discussões entre os países BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China).

Palavras do Presidente da Rússia :

- " Nós atingimos o nosso limite na subsidiação do cerco militar da Eurásia pelos EUA , enquanto permitimos também que os EUA se apropriem das nossas exportações, companhias, acções e imobiliário em troca de papel-dinheiro de valor discutível".
O ponto de impasse é a capacidade de os EUA imprimirem ilimitadas quantias de dólares. Os bancos centrais [ ... ] financiaram a maior parte dos déficts do orçamento interno do Governo dos EUA durante mais de três décadas ! Uma vez que cerca da metade dos gastos é com operações militares – incluindo mais de 750 bases militares no estrangeiro – o sistema financeiro internacional está organizado de um modo que financia o Pentágono !!!
... eles vêm os Estados Unidos como um país fora da lei, tanto financeiramente como militarmente. Como caracterizar de outra maneira um país que mantém um conjunto de leis para os outros – sobre guerra, reembolso de dívida e tratamento de prisioneiros – mas ignora-as em relação a si próprio?
China, a Rússia e seus aliados ao verem que a hegemonia global dos EUA não pode continuar sem os gastos de poder que eles próprios fornecem, estão a tentar acelerar este caminho.
 A América tornou-se uma caloteira – e na verdade, um caloteiro militarmente agressivo pois procura manter-se como a potência única, que chegou a ser através de meios económicos.