06 abril 2010

A QUEDA DO IMPÉRIO :

Jornal Estado de São Paulo
Dominós caindo: Bancos da Grécia atingidos, onda de saques.
terça-feira, 6 de abril de 2010 10:53 - Danielle Chaves, da Agência Estado . clique aqui .
Cidadãos mais ricos e corporações levam seu dinheiro para o exterior em busca de maior segurança, diz jornal.
LONDRES - Os bancos da Grécia estão sendo atingidos por uma onda de resgates conforme os cidadãos mais ricos e as corporações do país procuram levar seu dinheiro para o exterior ou para instituições financeiras internacionais consideradas mais seguras para seus ativos. A informação é do jornal britânico Telegraph.

Segundo o Telegraph, os recursos estão sendo transferidos para bancos como HSBC e Société Générale, que operam grandes filiais na Grécia. A reportagem citou dados do Banco da Grécia que mostram que mais de 3 bilhões de euros (US$ 4 bilhões) em depósitos pertencentes a pessoas físicas e companhias gregas deixaram o país em fevereiro, depois de 5 bilhões de euros terem saído em janeiro.

John Raymond, analista do CreditSights, afirmou ao jornal que a saída de capital é a questão que mais preocupa a maior parte dos banqueiros gregos. "Os próprios bancos estão preocupados com isso porque não conseguem financiamento em outro lugar no momento", disse Raymond. As informações são da Dow Jones.