12 maio 2010

A QUEDA DO IMPÉRIO :

STRATFOR Global Intelligence - by Geoge Friedman. May 4th, 2010.
Crise Global é: LEGITIMIDADE, de Governos e de Sistema.. clique aqui .
(para português: clique aqui .tradução razoável )
O maior risco sistêmico, não é um conceito econômico, mas um conceito político global, originado a partir de ações da elite política e empresarial, e a percepção de que - por ação ou omissão - eles agiram em conjunto, e sem tomar medidas para proteger as vítimas. O risco sistêmico global surge quando parece que a proteção política e jurídica dada aos agentes económicos e, em particular aos membros da elite econômica, têm sido usadas para subverter a intenção do sistema - e por sua vez, é traduzido em um ataque contra o sistema econômico global. Na forma extrema, essas crises podem deslegitimar regimes - e nós NÃO estamos longe deste ponto - nesse ponto a elite militar tipicamente dá passos para assumir o controle do sistema.
A crise estava enraizada no aspecto de que foi provocado pelo comportamento dos bancos da elite financeira global, que se aproveitou da complexidade do sistema para de enriquecer-se, em detrimento dos acionistas e clientes para quem pensava-se que tinham antes responsabilidade fiduciária.
A crise ocorre quando parece que a elite econômica utiliza atribuição privilegiada para enriquecer, de forma que minava a riqueza da nação.
A crise ocorre quando parece que a elite financeira utiliza a estrutura político-legal para enriquecer-se através do comportamento imprudente sistematicamente, enquanto aqueles envolvidos em comportamento prudente foram prejudicados.
Esta é uma crise política, então, não econômica.
O público, que é cínico sobre essas coisas, espera que as elites trabalhem para se beneficiar. Mas, ao mesmo tempo, há limites para o comportamento que o público vai tolerar.
Este limite pode ser definido, com Adam Smith em mente, como o momento em que a riqueza da própria nação está em perigo, ou seja, quando o sistema está a gerar resultados que possam prejudicar a nação.