11 junho 2010

A QUEDA DO IMPÉRIO :

Valor Econômico , Globo, EXAME. Telegraph. 31, Maio. 2010.
Roubini : crise na Grécia é só a 'ponta do iceberg'. Globo clique aqui 1. Valor Econômico clique aqui 2. "Se calote é inevitável, não há motivo em adiar a reestruturação da dívida". EXAME clique aqui 3. Telegraph,UK clique aqui 4.
SÃO PAULO - Após prever a crise nos Estados Unidos, o economista Nouriel Roubini vê novos capítulos preocupantes para a economia mundial. Em palestra na manhã desta segunda-feira , Roubini afirmou que a derrocada econômica na Grécia é "apenas a ponta do iceberg". Na sua avaliação, o elevado endividamento em outras economias europeias e também nos Estados Unidos levarão a um "crescimento anêmico" das economias desenvolvidas, com riscos ainda de calote e "inflação galopante".
- Portugal ou Espanha já acordaram para isso, mas países como Inglaterra, EUA e Japão, não - afirmou ele, defendendo aumentos de impostos e cortes de gastos publicos.

O risco de calote estaria em economias desequilibradas na Europa, por "não terem como emitir a sua própria moeda" para pagar os debitos. Esse risco não existiria no caso de EUA e Japão, mas Roubini - que ganhou projeção mundial ao prever a crise financeira global de 2008 - adverte que a "excessiva monetização" das economias pode levar a "inflacao galopante".