25 março 2010

A HEGEMONIA SOBRE TODA A TERRA :


Socialismo.org.br
'Teoria da Guerra Infinita', é a justificativa de Obama. 
A agressão militar já não mais requer nenhuma meta específica .
Estas ameaças, mais imaginárias que reais, são um ingrediente necessário para justificar a ilimitada expansão da despesa militar e a enorme rentabilidade que isso acarreta para os gigantescos oligopólios que giram em torno do negócio da guerra.


O discurso paranóico, patológico até à medula, dos ideólogos neoconservadores  americanos reaparece nos lábios do paladino do 'progressismo' norte-americano: 

Há e haverá sempre uma ameaça.

Seja dos comunistas, do populismo, do narcotráfico, do fundamentalismo islâmico ou do terrorismo internacional. Não há causa justa para nenhuma destas aventuras militares dos Estados Unidos.

Mas ... os imperialistas desconfiavam da doutrina da "Guerra Justa".... Começava a ficar insuficiente ... Porque não acreditavam que fosse suficientemente flexível para proporcionar uma justificação ética para a sua rapina. 

Era preciso ir mais além e a teoria da "Guerra Infinita" foi a resposta.

O resultado desta indiferença perante a cláusula tradicional que exige que a ação bélica tenha grande probabilidade de atingir os fins traçados não é outro que a total autonomização da iniciativa militar. 

Como agudamente o assinalou Meiksins Wood em Empire of Capital, a resposta militar é [ilegitimante] justificada mesmo quando não existe nenhuma possibilidade de ser bem sucedida. 

Ou, o que é ainda pior, sob estas novas condições, a agressão militar do imperialismo já não requer nenhuma meta específica e torna-se num fim em si mesmo; um fim inalcançável e, portanto, infinito.

O comentário ácido da ex Secretária de Estado de Bill Clinton, Madeleine Albright, sintetiza muito bem o espírito e as premissas que subjazem a esta nova teoria: 

« Para quê ter um exército tão formidável, se depois não o pudermos utilizar ? ». 

Disso se trata, pois o uso e a periódica destruição dessa impressionante maquinaria militar é o que é necessário para que o complexo militar-industrial veja prosperar os seus negócios. 

Albright revelou o que todos calam.

Bem pior, em ironia e deboche, ao extremo : Obama citou no seu discurso uma passagem de Martin Luther King: «a violência nunca traz paz permanente. Não resolve nenhum problema social: só cria outros novos e mais complicados».

E recebeu o Prêmio Nobel da Paz.